Atividade 3, aula do dia 20 de abril de 2012.
Nesta aula foram
abordados dois temas: A Internet e O Rádio.
Na
apresentação do tema sobre internet (que possui o significado de redes
interligadas mundialmente), de início foi realizada uma breve explanação sobre seu
o surgimento que se deu durante a Guerra Fria, com o intuito de trocar de
informações militares confidenciais, passando durante a década de 70 e 80 a ser
utilizado também para fins acadêmicos, e a partir de 1990, com a criação do
World Wide Web pelo engenheiro inglês, cientista do CERN, Tim Berns-Lee, vindo
a abranger uma população maior.
Sendo
a internet um dos meios de comunicação mais utilizados em todo o mundo e tendo
como usuários em sua maioria, a população jovem, nada melhor do que unir o útil
ao agradável e trazer esse recurso para ser trabalhado dentro da sala de aula tendo
como meio viabilizante, as redes sociais, cabendo uma atenciosa colocação sobre
o hipertexto, que é uma rica fonte de conteúdos que tornam a socialização do
conhecimento mais prática e dinâmica.
Partindo
do conhecido correio eletrônico, e-mail, que é utilizado para recebimento e
envio de informações online, foi sendo relatado sobre a questão histórica em
que cada rede social foi criada, seu propósito inicial e posteriormente foram
dadas sugestões de como utilizá-las pedagogicamente. As redes citadas foram o
MSN, o blog, o twitter, o orkut e o
facebook.
O MSN
possibilita conversas em tempo real, podendo ser utilizado em situações como
quando um estudante, por questões de doença ou por outra razão necessite se
ausentar, mas possa e queira ficar interado do que esteja sendo trabalhado na
escola. O blog se torna um instrumento útil quando se trata de publicação de
trabalhos, pois dá autonomia aos indivíduos que dele participam e vem a
valorizar suas produções.
O
Orkut e o facebook foram criados com o intuito de promover uma maior interação
social, e atualmente por este último estar em voga lhe foi dada uma atenção
especial nessa apresentação.
O
facebook foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg e é febre no mundo todo, por
sua fácil visualização e socialização das ideias. Tendo em vista seu sucesso e
o vício dos jovens por este meio de comunicação, sua utilização vem a
contribuir bastante para desenvolvimento das atividades e comunicação
escolares.
Para
exemplificar esse tipo de atuação foi citado o professor de geografia Eduardo
Castro, do Colégio Sidarta, em Cotia, que pensando em criar um espaço que
ampliasse os estudos, iniciou sua expansão escolar através do blog, mas ao
perceber que o site mais utilizado era o facebook, voltou-se para este, o que
resultou num maior envolvimento dos alunos com a disciplina que ele ministrava.
Devido ao sucesso desta empreitada, os outros professores dessa instituição
decidiram por adotar a ideia.
Já
na apresentação do tema Rádio, que vem a ser um dos mais antigos, porém não
menos importante meios de comunicação, foi relatado sobre seu surgimento a
partir do cientista Hertz, sobre sua importância social, com a disseminação da informação
e sobre sua influência em movimentos de formação de opinião da massa trabalhadora.
Também
foi apresentado sobre sua evolução e como foi trazido para o Estado de Roraima.
Diz-se que por intermédio de reivindicações por parte do povo roraimense na
campanha do presidente Jucelino Kubitschek, que ao ser eleito trouxe a Rádio
Roraima para o nosso Estado.
Como
contribuição para a escola, foi comentado sobre a inclusão de uma rádio
realizada através da participação dos estudantes, como método de desinibição e
até mesmo descoberta de novos talentos. Permitindo um meio de socialização das
opiniões no âmbito escolar.
Particularmente,
gosto de ouvir os programas Dois em um e Transalouca da rádio Transamérica,
tenho preferência por essa rádio porque em sua programação são tocadas músicas
internacionais que são as que mais me agradam, além dos seus programas que ao
mesmo tempo em que informam, também divertem.
Embora
eu não possua o costume de ouvir às rádios do Estado de Roraima com frequência,
algumas vezes sintonizei na Rádio Monte Roraima que durante os domingos contava
histórias para crianças durante as manhãs de domingo. Uma forma bastante
interessante de estimular a imaginação e a atenção das crianças.
Portanto, todos os recursos
que vêm a somar para a educação são sempre bem vindos, o importante é o
professor saber se utilizar deles e principalmente, saber se aquele meio é o
mais viável para chegar até ao aluno, pois com o incremento das tecnologias e
com a consciência de formação de um ser para a sociedade, se faz indispensável
a contextualização desse individuo no tempo e no espaço determinados.
Olá querida, excelente atividade,mas cadê a ativ 4?
ResponderExcluir