segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Relatório da Pesquisa no Núcleo de Tecnologias educacionais

A pesquisa realizada no Núcleo de Tecnologias Educacionais teve como objetivo investigar sobre sua função e organização e apresentá-las aos acadêmicos da turma 2010.2 do curso de Pedagogia, visando à possibilidade de informá-los e contribuir na formação dos mesmos.
Em 14 de abril, nos reunimos (Aline Braga, Gleicy Jane, Ieda Priscila, Francisco, Malena Gomes, Priscilla Gomes e Renato Lima) na casa de Malena, para elaborarmos os passos do trabalho. Pesquisamos sobre o Núcleo de Tecnologias Educacionais na internet, e com as informações encontradas estabelecemos a ordem do trabalho e combinamos de visitar o NTE para podermos entrevistar a coordenadora Soraya Magalhães.
No dia 17 de abril Priscilla e Aline visitaram e sondaram sobre o NTE, e no dia 21 do mesmo mês, nos reunimos para discutir sobre as informações obtidas, elaboramos um questionário de acordo com as dúvidas que surgiram e combinamos uma nova visita ao NTE.
No dia 14 de maio realizamos a segunda visita, em que compareceram Priscilla, Francisco, Malena e Renato. Nesse segundo encontro, adquirimos maiores e mais específicas informações, como por exemplo, a estrutura e o funcionamento do NTE, seus componentes, e em quais cidades atua, o público que é atendido, como se dão os encontros dos cursistas e tutores, etc.
         Fomos informados pela Coordenadora do NTE, Soraya, que esta instituição atua com diversos projetos, um deles é o PROINFO, que é um programa nacional, mantido pelo governo federal que visa à complementação da ação docente, aprimorando sua prática com a aquisição dos conhecimentos sobre os recursos tecnológicos, para que saiba utilizá-los em suas atividades em classe, bem como auxilia na manutenção dos laboratórios de informática das escolas estaduais de Roraima.
 O governo federal disponibiliza dos equipamentos aos laboratórios e recursos humanos (que são os professores). Para a formação continuada, o MEC distribui o material didático que são os livros de três cursos, o de Inclusão e a “Educação Digital”; o “Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias”, e o de “Elaboração do Projeto”.
O NTE tem em sua estrutura organizacional a Coordenação (Soraya), os Técnicos de manutenção (Paulo Oliva e Everaldo Mesquita), os formadores (Bertodo, Sidélia, Leonídio e Francisco Oliveira )e os professores que capacitarão na formação de professores para a utilização das tecnologias como recursos pedagógicos. Estes últimos ministram aulas presenciais e aulas a distância, nos pólos de seus respectivos municípios do Estado de Roraima.
Outro projeto no qual o NTE intervém, é o Projeto Um Computador por Aluno (PROUCA), no qual o Governo Federal fornece um laptop a cada aluno de uma escola, da mesma forma que se distribui o livro didático. O aluno passa o ano letivo com o laptop e ao término deste, deve devolvê-lo para repassar para o aluno que adveio da série anterior. Esse projeto foi aplicado somente em cinco escolas de Roraima, Mucajaí, Alto Alegre, Rorainópoles, Boca da Mata (Pacaraima), e no município de Boa Vista, na escola 31 de Março, que fica próxima ao NTE.  
No dia 18 de maio nos reunimos e com base nas informações obtidas na última entrevista, discutimos e elaboramos um slide e decidimos quem falaria sobre determinados assuntos. E no dia 12 outubro, após o término da greve, nos reunimos novamente para revisar sobre a pesquisa e concluir o relatório da mesma. Desta forma, nossa apresentação ficara prevista para o dia 19 de outubro.
A pesquisa sobre o NTE contribuiu no quesito de informar sobre uma instituição que nós acadêmicos não conhecíamos e que colabora significativamente para a formação do professor, no sentido em que moderniza a prática docente, e trás a possibilidade de expandir a inclusão digital que é uma necessidade constante nos atuais dias.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Plano de aula em que se utilizam os recursos tecnológicos.

Escola: Francisca Élzika de Souza Coelho;      Disciplina: Artes;    Data: 17.10.12
 Série 1ª           Turma:  A              Professora: Malena Gomes Penhalosa
UNIDADE DIDÁTICA: Expressão artística: Movimento Surreal na pintura.
Objetivos Específicos
Conteúdos
Nº de Aulas
Desenvolvimento Metodológico
1.Apresentação aos alunos da arte surreal.

2.Expressar verbalmente o que sentem a respeito da pintura surre­alista.

3.Aprofundar o conheci­mento a partir da pesquisa sobre o surre­alismo e seus precursores.

4.Desenhar e pintar de acordo com sua percepção sobre as obras apresentadas.
O movimento de arte Surrea­lista, onde e quando sur­giu, qual sua con­tribuição para a arte e quais foram seus precursores.








120 min.
  •           Apresentar  as pintu­ras da arte surreal às cri­anças por meio do slide  e dialogar com elas sobre o que elas sentem, pensam e sabem a respeito das obras e da arte surreal.
  •   Construir em conjunto quais as curiosidades sobre o surrea­lismo que os alunos gostariam de saber, (incentivando onde surgiu, quando, quem impulsi­onou e quais as contribuições do surrealismo para a arte) anotar no quadro, e organizar para cada um realizar uma pes­quisa na internet no laboratório de informática da escola.
  •  Após a pesquisa cada um vai socializar o que encontrou acerca do surrealismo, e com base nas informações, cada aluno irá construir sua própria pintura surrealista e apresentá-la à classe.