segunda-feira, 7 de maio de 2012


Atividade de TICs realizada em  04 de maio de 2012
Aula ministrada pelo Facebook.

1.O conhecimento socializado entre os educadores promove a inclusão digital? Qual sua opinião sobre o uso de blogs como recurso pedagógico?
Estando os educadores socializando o conhecimento através de discussões, debates, trabalhos e postagens, isso permite a esses encontrar possíveis soluções para os problemas que lhes são impostos, todavia, somente isso não basta para resolvê-los, e neste caso, não é o bastante para promover a inclusão digital! Pois sabemos que esta depende de vários outros fatores, como por exemplo o fator socioeconômico. A utilização do Blog se torna interessante e viável quando, e se, analisada pelo aspecto social de acesso do indivíduo daquele contexto à internet, pois este site nos permite expor nossas ideias de forma mais detalhada, mais espontânea e também mais próxima (mesmo que distante) dos nossos colegas e dos nossos professores, nos abrindo um leque de ideias. No entanto, se faz necessário um direcionamento eficaz do professor nas atividades desenvolvidas, abrindo a oportunidade ao discente de se posicionar com um olhar crítico sobre os assuntos abordados.
2.Qual será a nossa forma de intervenção no mundo do aluno?
A nós professores é atribuída a grande responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento humano, social, cultural e econômico da sociedade. Sabendo disso, nossa forma de intervenção no mundo do discente é, primeiramente, buscar entrar na realidade vivenciada por ele, intervindo e ampliando sua capacidade de se adaptar aos conhecimentos que são produzidos pela sociedade, buscando esquecer essa ideia capitalista de educar exclusivamente para o mercado de trabalho, mas sim visando educá-lo, prepará-lo para a vida! Como dizia Paulo Freire, “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.
3.Convergência de equipamentos, programas, professores e alunos.                           “Estimular, essa é a grande arte de quem pretende ensinar. E para isso é preciso adivinhar aquilo que realmente interessa, ler a mente infantil como quem interpreta uma partitura musical”.
Saber estimular a busca pelos conhecimentos e o gosto pelos estudos nos alunos é uma habilidade imprescindível e indissociável da prática pedagógica, assim como também é um grande desafio, pois requer basicamente o compromisso e a percepção do docente para captar as necessidades implícitas e explícitas de seus alunos e socializar os conteúdos sem esquecer-se de fazê-lo de maneira prazerosa para estes, é o que nós buscamos utilizando a interdisciplinaridade.
4.Diante de constatações e desafios, o uso de mídia em contextos educacionais requer práticas que instiguem novas possibilidades de aprendizagem e a vivência de processos criativos, com diálogos e interações múltiplas. Como você definiria o perfil do professor de hoje?
Eu definiria o perfil do professor atual como sendo aquele que domina tanto a área de conhecimentos teóricos e práticos, como também a área de socialização tecnológica, visto que a maior parte dos indivíduos da nova geração está inserida nesse meio tecnológico, onde o conhecimento é mais acessível através das múltiplas mídias (rádio, TV, jornal, internet, revistas, etc.).
 Esse professor saberia sair da arbitrariedade da perspectiva tradicionalista, construindo os conhecimentos juntamente com seus discentes através de situações vivenciadas por estes - situações que despertariam o interesse do aluno, pois estariam diretamente relacionadas com o cotidiano dele -, sucedendo então, em uma verdadeira aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário